segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


13 de Fevereiro :  Dia Mundial do Rádio 


A Conferência Geral da UNESCO, em sua 36ª sessão, proclamou o Dia Mundial da Rádio em 13 de fevereiro.

O Conselho Executivo da UNESCO recomendou à Conferência Geral a proclamação do Dia Mundial da Rádio, com base em um estudo de viabilidade realizado pela UNESCO, a partir de uma proposta da Espanha.

O rádio é a mídia de massa que atinge o público mais amplo do mundo. Também é reconhecido como uma poderosa ferramenta de comunicação e um meio de baixo custo. A Rádio é especificamente adequada para alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis: os analfabetos, deficientes, mulheres, jovens e pobres, oferecendo uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível educacional das pessoas. Além disso, o rádio tem um papel forte e específico na comunicação de emergência e no alívio de desastres.

Há também uma mudança de face para os serviços de rádio que, nos tempos atuais da convergência de mídia, estão assumindo novas formas tecnológicas, como banda larga, celulares e tablets. No entanto, diz-se que até um bilhão de pessoas ainda não têm acesso ao rádio hoje.

Um amplo processo de consulta iniciado em junho de 2011, realizado pela UNESCO. Incluiu todas as partes interessadas, ou seja, associações de radiodifusão; radiodifusores públicos, estaduais, privados, comunitários e internacionais; Agências das Nações Unidas; fundos e programas; ONGs relacionadas ao tópico; academia; fundações e agências bilaterais de desenvolvimento; bem como as delegações permanentes e as comissões nacionais da UNESCO. Entre as respostas, 91% eram favoráveis ​​ao projeto. O líder do projeto, a Academia Española de Rádio, recebeu mais de 46 cartas de apoio de diversas partes interessadas, incluindo a União de Radiodifusão dos Estados Árabes (ASBU), a União de Radiodifusão da Ásia-Pacífico (ABU), a União Africana de Radiodifusão (AUB ), A Rede de ONGs de Bangladesh para a Rádio e Comunicação (BNNRC), a União de Radiodifusão do Caribe (CBU), a União Européia de Radiodifusão (UER), a Associação Internacional de Radiodifusão (IAB), a Associação Norte-Americana de Radiodifusores (NABA), a Organização de Radiodifusão Telecomunicaciones Ibeoramericanas (OTI), BBC, URTI, Radio Vaticano, etc.

A data de 13 de fevereiro, dia em que foi criada a rádio das Nações Unidas em 1946, foi proposta pelo Diretor-Geral da UNESCO. Os objetivos do Dia serão aumentar a conscientização do público e dos meios de comunicação sobre a importância do rádio; incentivar os decisores a estabelecer e fornecer acesso à informação através do rádio; bem como para melhorar a rede e a cooperação internacional entre os organismos de radiodifusão.

As partes interessadas consultadas também propuseram ideias para o programa de celebração: uso extensivo de mídias sociais, temas anuais, um site dedicado que permite a participação virtual, programas de rádio especiais, troca de programas de rádio, um festival envolvendo parceiros-chave e assim por diante.

Em 14 de janeiro de 2013, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou formalmente a proclamação da UNESCO do Dia Mundial da Rádio. Durante a sua 67ª Sessão, a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução aprovada durante a 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, proclamando 13 de fevereiro, o dia em que a Rádio das Nações Unidas foi criada em 1946, como Dia Mundial da Rádio.

(Via http://www.diamundialradio.org/, World Radio Day, UNESCO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário