segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018



Ultralight Medium Wave Dxing

 

O  ultralight medium wave dxing é um segmento do Dexismo iniciado em 2007 quando o Dexista  Canadense Gary DeBock se surpreendeu com um pequeno rádio de bolso da Sony,  aparentemente um radinho analógico  que em nada poderia chamar a atenção,  o Sony SRF 59. Logo seguiram os testes feitos por Gary onde constatou ótimas sensibilidade e seletividade como também a ausência de imagens, AGC de qualidade superior e um bom áudio. 

Depois de ouvir em uma manhã  com boa propagação a estação japonesa JOIB em 747 kHz seus conceitos sobre o DXismo em ondas médias foram mudados para sempre e o dxismo em ondas médias com receptores ultralight se expandiu mundo afora . Vários outros pequeninos receptores foram descobertos  em seguida, entre eles o Sony SRF-M37V  , o  Sangean DT-200VX estes digitais  e o Sony ICF-S10Mk2 analógico.

Os dados acima foram tirados do excelente artigo escrito pelo DXista e radioamador uruguaio Horácio Nigro. Este artigo em sua totalidade pode ser encontrado em http://guiadelaradio.com/dx-ismo-con-receptores-de-bolsillo

Como praticante do DXismo em ondas médias fui atraído por este segmento ao ler este artigo há alguns anos e em 2010 adquiri o Sony SRF-M37V. Pude constatar algumas de suas ótimas características e também alguns de seus problemas como em todo receptor. Ainda assim suas vantagens o tornam um muito bom receptor para a escuta DX em ondas médias. Infelizmente não dei sequencia à prática deste segmento e não acompanhei devidamente o desenvolvimento desta modalidade e o avanço dos próprios receptores  ao longo destes últimos anos.

Voltei a ter a atenção para esta categoria mais recentemente muito pelo entusiasmo demonstrado por Alfredo Meurer que vem estudando e conhecendo bastante sobre estes pequenos receptores,  notadamente os mais atuais. Aos receptores de bolso, pioneiros do ultralight DX, foram agregados a esta categoria Receptores como o  Tecsun PL-310et, PL- 380, C.Crane Skywave, Eton Traveller e tantos outros.

Infelizmente a propagação em ondas médias para longa distância é muito ruim no sudeste e sul do Brasil neste atual ciclo solar. Escutas tão comuns do Oriente Médio, África do Norte e Europa há muitos anos não são relatadas. Mas, mesmo com o declínio do rádio nestes últimos anos, continuamos a ver que o DX em ondas médias continua sendo atraente a muitos dxistas e radioescutas e entre estes os praticantes da modalidade que fazem uso dos pequeninos receptores, os ultralight receivers.

No video abaixo temos a  Rádio Monumental de Assunção, Paraguai nos 1080 kHz ouvida com o pequenino Sony SRF-M37V.  73 !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário